sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Apresentação do documentário «Gernika-Bizkaia 1937-2012. 75 urte gogoan»


Bizkaia * E.H.
Jovens bizkaitarras participarão na criação do projecto documental Gernika-Bizkaia 1937-2012. 75 urte gogoan, que visa «criar um encontro intergeneracional capaz de manter viva a memória histórica» do bombardeamento de Gernika e dos ataques similares sofridos por mais de uma trintena de localidades do território histórico.
A deputada da Cultura da Bizkaia apresentou na quarta-feira este projecto, juntamente com o realizador do filme, Egoitz Rodríguez, e José Antonio Olea, testemunha directa do bombardeamento de Durango.
A experiência foi dinamizada pela Deputação com o objectivo de comemorar o 75.º aniversário do bombardeamento de Gernika (26 de Abril de 2012), mas incluirá acontecimentos similares em Durango, Otxandio e outros municípios que foram alvo «dos primeiros bombardeamentos civis da história».
A proposta pretende «ser um contributo da sociedade biscainha que, tendo como referência o 75.º aniversário daqueles trágicos acontecimentos, procura recuperar, manter e transmitir a memória histórica às novas gerações».

Gernika-Bizkaia 1937-2012. 75 urte gogoan proiektuaren aurkezpena...
http://www.bizkaia.net/home2/Bizkaimedia/Contenido_Noticia.asp?Not_Codigo=8786&Idioma=EU

Notícia completa: SareAntifaxista