quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Convocam mobilizações para denunciar a criminalização da juventude

O Movimento pró-Amnistia convocou mobilizações para os próximos dias para protestar contra a criminalização dos jovens independentistas e «contra as condenações de vingança que querem impor à juventude através da Audiência Nacional». A mobilização principal será a manifestação que irá percorrer no sábado, às 19h00, as ruas de Gasteiz, partindo da Praça da Virgem Branca.
Na conferência de imprensa que deram ontem de manhã, referiram-se ao caso do jovem Jokin Zerain, que irá a julgamento no tribunal especial espanhol na próxima terça-feira, acusado de ter participado num ataque a um retransmissor, e para quem a Procuradoria pede 35 anos de prisão. Em solidariedade com o jovem, para esse dia foi convocada uma concentração às 19h30 no centro cívico Iparralde.
Para além disso, anunciaram concentrações de apoio aos oito jovens independentistas que se encontram encerrados em Izpura desde segunda-feira, dois dos quais são gasteiztarras.
Fonte: Gara

Sete jovens de Lea-Artibai vão a julgamento por um protesto ocorrido há três anos
O caso ocorreu no dia 27 de Dezembro de 2007, quando cerca de 60 jovens entraram no batzoki de Lekeitio (Bizkaia) para protestar contra a repressão. A Ertzaintza apareceu e deteve sete deles: dois markinarras, um de Etxebarri, três de Lekeitio e um ondarruarra.
Agora, três anos volvidos, os jovens vão a julgamento (no dia 1 de Março), e, para denunciar a situação, deram ontem uma conferência de imprensa em Lekeitio, na qual anunciaram a convocatória para uma manifestação solidária na localidade costeira biscainha, a decorrer hoje, 24 de Fevereiro e com início previsto para as 19h30.
Fonte: askatu.org

Jon Anda vai ser posto em liberdade
O jovem Jon Anda foi detido em Gasteiz no final de Novembro de 2009 no âmbito da operação contra os jovens independentistas. Afirmou ter sido torturado enquanto esteve em poder da Guarda Civil. Desde então, permaneceu encarcerado nas prisões de Soto del Real e de Aranjuez.
Sairá em liberdade nas próximas horas, depois de pagar uma fiança de 20 000 euros, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia.
Fonte: Gara

Advogados europeus repudiam a perseguição aos advogados bascos no Estado espanhol
A Associação Europeia de Advogados publicou o seu relatório anual sobre a «situação de perseguição» que os advogados vivem, e denunciam «o acosso» que os advogados bascos sofrem no Estado espanhol. (Gara)