segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A esquerda abertzale oferece colaboração ao EA «para possibilitar a mudança política e social» em Nafarroa

Xanti Kiroga e Marine Pueyo disseram que a esquerda abertzale está disposta a oferecer o seu capital político e humano em prol dessa mudança.

A esquerda abertzale mostrou-se disposta a colaborar com o Eusko Alkartasuna, de forma «honesta e desinteressada», para «possibilitar a mudança política e social» em Nafarroa. Xanti Kiroga e Marine Pueyo leram uma declaração no sábado passado em Iruñea, apoiados por cerca de cem pessoas, na qual se «anuncia à sociedade navarra» que a esquerda abertzale, tendo como objectivo a materialização da mudança em Nafarroa, está disposta a contribuir com todo o seu «capital político e humano».

«Tanto o EA como os demais abertzales e progressistas interessados nesta mudança podem contar com a nossa colaboração honesta e desinteressada», afirmaram Kiroga e Pueyo. Nas suas palavras, o importante agora é juntar ideias e forças, para encontrar um uma solução democrática para o conflito, «para que Nafarroa recupere a soberania perdida, e se torne o coração da pátria livre de todos os bascos».

A esquerda abertzale criticou ainda a atitude do PNV e do Aralar, por ter vetado a sua inclusão na NaBai e ter expulsado o EA da coligação.
Fonte: Berria

Ver também: «La izquierda abertzale pondrá toda su fuerza para impulsar una unidad de acción en el plano electoral» (ezkerabertzalea.info)

«O EA vai promover a colaboração entre abertzales» (Gara)
-
-
Legalização da esquerda abertzale
No sábado, um mar de gente reclamou em Bilbo a legalização da esquerda abertzale

«Bakerantz, legalizazioa» [Para a paz, legalização] foi o lema. Fonte: BilboBranka