sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Personalidades da cultura basca apelam à participação na manifestação de sábado em Bilbo

Uma trintena de personalidades da cultura basca fez um apelo à participação na manifestação convocada para sábado em Bilbo para exigir a legalização do Sortu.

Manifesto e signatários

Xabier Oleaga, um dos promotores da marcha, na Info7 Irratia

«A marcha conquista apoios de agentes sindicais e políticos»

«Um juiz afirma que os relatórios de das Forças de Segurança sobre o Sortu são "um exagero"»

Fermin Muguruza, Unai Elorriaga, Bernardo Atxaga, Jon Maia, Amets Arzallus, Gorka Urbizu, Eider Rodríguez, Joxe Azurmendi, Laura Mintegi, Jon Benito, Josu Zabala, Rafa Rueda, Irati Jiménez, Sebastian Lizaso, Andoni Egaña, Asier Altuna e Jon Sarasua são alguns dos signatários do manifesto que deram a conhecer ontem de manhã em Donostia para mostrarem o seu apoio à manifestação de sábado.

Os signatários consideram «imprescindível» que o processo de paz que está em marcha» tenha o apoio dos cidadãos, «para lá dos partidos políticos e de todas as ideologias», pois entendem que «é responsabilidade directa dos bascos construir para o seu país um outro cenário, em paz e sendo donos de todos os direitos sociais e políticos».

Para eles, é claro que «não podem deixar passar esta ocasião» e que os cidadãos bascos «não podem ser meros espectadores neste processo».

«Cada um de nós, a partir da nossa pequenez e do nosso txoko [recanto], tem de dar um impulso, criar um ambiente, estimular e dar corpo à esperança para que outra realidade se materialize».

«Nós, que vivemos na praça da cultura, vimos dar o nosso contributo para os novos caminhos que surgiram. Neste momento histórico que Euskal Herria está a atravessar, temos todos de ser protagonistas e, por isso, fazemos um apelo à participação na manifestação de sábado», concluem.
Fonte: Gara

Na foto: Em cima, Joxe Mari Agirretxe 'Porrotx', Jon Maia, Harkaitz San Vicente e Iñaki Ortiz de Villalva; em baixo, Mikel Urdangarin, Amets Arzallus, Eñaut Elorrieta e Aiora Zulaika 'Pirritx'.

Ver também: Xabier ZUBIZARRETA, ex-autarca de Arrasate, entrevistado por Oihana LLORENTE (Gara)
Xabier Zubizarreta é um dos convocantes da manifestação de amanhã e também uma voz autorizada para avaliar estes oito anos de ilegalização, depois de ter sido autarca de Arrasate pela esquerda abertzale durante várias legislaturas.