segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Manifestações em Barañain e Atarrabia para exigir a liberdade dos detidos nas últimas operações

Dezenas de pessoas manifestaram-se na sexta-feira em Barañain (Nafarroa) para exigir a libertação dos navarros detidos na operação policial de 17 de Janeiro, em particular a dos conterrâneos Iñigo González e Gorka Mayo.
No dia seguinte, Atarrabia (Nafarroa) foi palco de uma outra manifestação, em que participaram cerca de 250 pessoas, jovens na sua maioria, para exigir a libertação de Eneko Villegas e Iker Moreno, detidos nas últimas operações policiais. Vários destacamentos da Polícia espanhola vigiaram e gravaram em vídeo a mobilização.

Entretanto, na sexta-feira centenas de pessoas participaram nas mobilizações em defesa dos direitos dos presos políticos bascos. Assim, em Iruñea juntaram-se 315 pessoas, 25 em Antzuola, 90 em Lekeitio, 209 em Ondarroa, 60 em Oñati, 36 em Getaria, 49 em Lizarra, 21 em Mundaka, 80 em Lazkao, 50 em Deba, 67 em Bergara, 31 em Agurain, 65 em Andoain, 190 em Zarautz, 75 em Galdakao, 54 em Soraluze, 119 em Algorta, 25 em Baztan, 17 em Lezama, 45 em Arbizu, 240 em Errenteria, 47 em Berriozar, 120 em Bilbo, 22 em Legorreta, 424 em Gasteiz, 35 em Lezo, 18 em Bera e 130 em Zornotza, 15 em Usansolo, 53 em Amurrio, 8 em Gatika, 60 em Urretxu-Zumarraga e 115 em Donostia.

Liberdade recusada
Por outro lado, a Justiça francesa recorreu na quinta-feira da decisão de atribuir a liberdade condicional a Ion Parot, decretada horas antes pelo juiz de Aplicação de Penas. O baionarra, que está há 21 anos preso, continuará encarcerado em Muret.
Entretanto, nesse mesmo dia, Eñaut Aiartzaguena abandonava a prisão de Navalcarnero depois de pagar 50 000 euros. O jovem de Iurreta foi detido em 2009 numa operação contra jovens independentistas.
Por outro lado, Patxi Segurola, que saiu da prisão na terça-feira, depois de um tribunal francês ter indeferido o segundo pedido de extradição emitido contra ele, foi confinado em Autun (Borgonha), a 850 km do país. Segurola não pode sair dessa localidade e tem de se apresentar duas vezes por dia na esquadra.

Multas massivas em Antsoain e pedido de multa para Enparantza
Entre 30 e 40 pessoas que foram identificadas numa concentração em Antsoain (Nafarroa) para protestar contra a operação contra o Ekin, em Setembro, na qual foi detida uma moradora, receberam multas de 450 euros por participar numa mobilização não autorizada. Para além disso, o magistrado do MP solicita 6000 euros de multa, e o juiz mais 8000 euros de fiança, para o advogado Jon Enparantza, por «insultar as Forças de Segurança do Estado» numa conferência de imprensa realizada em Baiona, depois de o corpo sem vida de Jon Anza ter aparecido.
Fonte: Gara, Gara e ateakireki.com / Fotos da manifestação de Barañain: ekinklik.org

«Comparseros» de Bilbo vão depor na AN
Gara eta askatu.org, Bilbo * E.H.
Nove membros das comparsas de Bilbo vão ter depor na Audiência Nacional espanhola, entre esta segunda e terça-feira, sobre diferentes acções levadas a cabo nas Aste Nagusia de 2005, 2006 e 2007.
Os elementos das comparsas lembraram que «as denúncias e ameaças que foram sendo divulgadas estão a ficar sem efeito»; como exemplo disso, referiram a sentença da própria Audiência Nacional que absolveu a Txori Barrote.
«Kaskagorriren aurkako jazarpenak ez du etenik» (askatu.org)
[A perseguição à Kaskagorri não pára]
Fonte: SareAntifaxista