segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Irritado com a denúncia do «saco», o autarca de Burlata manda evacuar a sessão de Câmara

A sessão de Câmara extraordinária forçada por três grupos municipais em Burlata (NaBai, esquerda abertzale e IUN) para analisar a repressão sobre jovens da localidade navarra descambou numa situação inusitada. O autarca do PSN, José Muñoz, pegou-se com público num confronto verbal crispado, durante o qual dirigiu graves insultos a familiares dos últimos detidos, depois de lhes ter negado o uso da palavra e ordenado a evacuação da Sala. Depois disso, vários habitantes enfiaram sacos na cabeça e Muñoz respondeu-lhes reiteradamente com expressões como «filhos da puta». / Ramón SOLA

Sessão de Câmara em Burlata contra as detenções

Notícia completa: Gara / ateakireki.com via lahaine.org

Em Gasteiz, a Ertzaintza impediu a manifestação de apoio aos encerrados em Izpura
Gasteiz * E.H.
As FSE da CAB impediram em Gasteiz a realização da manifestação convocada em apoio aos oito membros da organização juvenil Segi que se encontram encerrados em Izpura (Nafarroa Beherea), sobre os que pendem mandados europeus de detenção e entrega às autoridades espanholas.
Os agentes do corpo repressivo destacados para o local da convocatória comunicaram aos assistentes a decisão judicial. Em resposta, algumas das pessoas que se juntaram na Praça da Virgem Branca, local para onde estava marcado o início da marcha, fizeram ouvir palavras de protesto.
A Ertzaintza impediu também que um grupo de pessoas exibisse uma faixa. Depois disso, os pessoas começaram a abandonar a zona e dispersaram-se pela Alde Zaharra.
A manifestação tinha sido previamente proibida pela AN, aprovando, desta forma, o pedido de impugnação do acto solidário efectuado pela associação de extrema-direita espanhola Dignidad y Justicia.
Fonte: SareAntifaxista

Amigos do preso Markel Ormazabal sofrem um acidente a caminho de Ocaña I
Três amigos do preso donostiarra Markel Ormazabal sofreram no sábado um acidente de viação quando se dirigiam para a prisão de Ocaña I (Toledo). O acidente ocorreu por volta das 5h45 da manhã em Lerma (Burgos). Nenhum dos ocupantes ficou ferido, mas a viatura ficou bastante danificada, pelo que tiveram de regressar a casa de táxi.
A este propósito, a Etxerat lembrou que «a política de dispersão que os estados francês e espanhol mantêm em vigor provocou 14 acidentes em 2010. Aquele em que estiveram envolvidos os amigos do preso donostiarra é o primeiro do ano. Não obstante, nos 21 anos de dispersão faleceram 16 amigos e familiares na estrada».
Assim, a Etxerat exigiu o fim da política de dispersão e que «a política penitenciária seja modificada de acordo com os actuais parâmetros de solução». Entre outras medidas, o colectivo de familiares e amigos dos presos políticos pediu que os presos doentes sejam libertados e que o colectivo de presos seja reagrupado em Euskal Herria.
Fonte: Gara
«Milão reúne expressões de solidariedade internacional com a luta de Euskal Herria»
Uma manifestação repleta de cor e de animação, ao ritmo dos joaldunak e por entre os sons da txalaparta, percorreu no sábado à tarde a cidade italiana de Milão em solidariedade com os direitos de Euskal Herria.
VER: Gara via askapena.org