quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Agentes políticos, sociais e sindicais afirmam que é «tempo de soluções» e não de detenções

Esquerda abertzale, Aralar, Alternatiba, Eusko Alkartasuna, LAB, STEE-EILAS, EHNE, Bilgune Feminista, TAT, Behatokia, Herrira, Gazte Independentistak e ESAIT deram uma conferência de imprensa na capital guipuscoana para expressar o seu repúdio pelas detenções de Iñaki Igerategi e Inaxio Otaño, efectuadas pela Guarda Civil, tendo afirmado que não aceitam mais nenhuma detenção neste «novo tempo».

Segundo realçaram, neste novo tempo em que a ETA decidiu pôr fim, de forma definitiva, à actividade armada, não é aceitável «mais nenhuma detenção» em Euskal Herria. «A sociedade basca não aceita o regresso a situações passadas», insistiram, para além de fazerem um apelo ao diálogo com vista à resolução do conflito.

Afirmaram também que «é inaceitável que em pleno século XXI e na Europa alguém corra o risco de ser torturado», aludindo ao facto de os dois detidos se encontrarem incomunicáveis nas mãos da Guarda Civil.
«É inaceitável agora e foi-o sempre. Constitui, do ponto de vista dos direitos humanos, um ataque brutal às pessoas», disseram.

Assim, fizeram um apelo a todos os responsáveis institucionais do país para que façam tudo o que estiver ao seu alcance para que o período de incomunicação de Igerategi e Otaño acabe agora mesmo.

Também fizeram um apelo aos cidadãos bascos para que participem nas mobilizações que estão convocadas até que termine o período de incomunicação, frente à Câmara Municipal de Andoain, às 12h00 e às 19h30.

Para amanhã foram convocadas concentrações frente às delegações do Governo espanhol de cada capital, e no sábado haverá uma manifestação, ao meio-dia, em Andoain. O lema das mobilizações será «En el camino de la paz no más detenciones. Es tiempo de soluciones». / Fonte: Gara

Vídeo: manifestação e testemunho das companheiras dos detidos (aiurri.com)

Concentrações de protesto contra as detenções em Gasteiz, Iruñea e Bilbo
Para protestar contra as últimas detenções ocorridas em Gipuzkoa, diversas organizações políticas, sindicais, sociais, anti-repressivas convocaram uma concentração para esta quinta-feira na capital de Araba. É às 19h00, na Olagibel kalea. Em Iruñea, haverá uma concentração ao meio-dia em frente à Delegação do Governo espanhol (Av. Carlos III e Pr. das Merindades). Em Bilbo, a concentração de protesto contra as detenções dos andoaindarras será às 19h00 na Praça Elíptica, também na quinta-feira. / Fontes: gazteiraultza.info, ateakireki.com e Bilbo Branka