terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Manifestação em Iruñea pela libertação dos presos com doenças graves

No âmbito das acções de apoio aos presos que o Herrira tem vindo a desenvolver nas últimas semanas, este movimento convocou para dia 31 de Março, em Iruñea, uma manifestação para pedir a libertação de Iñaki Erro, Iñaki Etxeberria, Josetxo Arizkuren e Jesus Mari Mendinueta, quatro presos navarros «que têm patologias graves, sendo que a sua permanência na prisão está a contribuir para que se agravem e se possam tornar irreversíveis», referiram porta-vozes deste movimento.

O Herrira, num comunicado lido em euskara por Fran Balda e em castelhano por Itxaso Torregrosa, pede a libertação urgente destes presos, «por se tratar de uma questão de saúde, de mero respeito pelos direitos humanos, e também de lógica política numa situação como aquela em que nos encontramos».

Na sua opinião, é «muito grave» que os Governos espanhol e francês «continuem instalados no não, que continuem a brincar com a saúde e a vida dos presos e dos seus familiares». Por isso, pediram aos cidadãos que encham as ruas de Iruñea no próximo dia 31 de Março, «para dizer aos governos que está na hora de dar passos positivos, e que a libertação dos presos com doenças graves deve ser uma questão prioritária na sua agenda».

«No dia 31 de Março vamos manifestar-nos por uma mudança na política penitenciária, uma mudança positiva, que contribua para consolidar um cenário de paz para todos e que também tenha em conta o sofrimento dos presos e dos seus familiares», concluíram. / Fonte: Gara / Mais info: ateakireki.com

Herrira mugimendua - prentsaurrekoa Iruñean (erdaraz)

Concentrações de apoio a Oier Oa em Larresoro
O jovem donostiarra, detido na sexta-feira em Angelu (Lapurdi), ainda se encontra na esquadra de Baiona, podendo continuar ali retido até hoje (ainda que a kazeta.info mencionasse a hipótese de o levarem para Paris ontem mesmo).
Tal como tinha acontecido no dia anterior, ontem voltou a haver uma concentração em frente à Câmara Municipal de Larresoro (Lapurdi) para apoiar Oier e protestar contra a sua detenção.

Oier Oa Pujol foi detido na sexta-feira à tarde quando andava de bicicleta na praia de Angelu. De acordo com as agências espanholas, que citam fontes policiais, transportava numa mochila documentação falsa, um documento falso da Guarda Civil e dinheiro, tendo-se apresentado como membro da ETA.
O jovem nasceu em Donostia em 1984. Encontrava-se foragido desde Outubro de 2009, depois de não ter comparecido ao julgamento em que era acusado de ser membro da Segi. Em Março de 2010, a Polícia espanhola incluiu-o na lista de membros da ETA mais procurados. / Fontes: Gara e kazeta.info

«Entrevista a Gatza, preso político durante 31 anos» (amnistiapresos)
Nasce em Zornotza (Bizkaia) a 10 de Julho de 1958. Passa 30 anos e 9 meses na prisão, sai em liberdade em Abril de 2011; era o preso político que há mais tempo se encontrava na prisão na Europa. Ao longo de todos estes anos passou por tudo: a dispersão, 14 prisões diferentes, 190 dias de greve de fome, uma tentativa de fuga, os atrasos na data da sua libertação, as tareias... / Original em euskara no semanário Argia (12 de Fevereiro de 2012)