segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

No 75.º aniversário do bombardeamento, a Gernika Batzordea vai defender o direito à autodeterminação

A Gernika Batzordea deu a conhecer este sábado, juntamente com o PEN Klub e representantes sociais, o lema das comemorações do 75.º aniversário do bombardeamento de Gernika, que ocorreu em 1937. De 19 e 26 de Abril, sob o lema «Askatasuna, bakea... Autodeterminazioa» [liberdade, paz... autodeterminação], Gernika-Lumo irá defender a possibilidade de Euskal Herria decidir livre e democraticamente o seu futuro.

Na conferência de imprensa, realçaram o facto de este aniversário se assinalar «num contexto especial» e a importância de o integrar de forma «positiva» no «momento histórico que Euskal Herria vive, dando um contributo para a solução definitiva do nosso conflito político».
Afirmaram que, ao longo dos últimos dois anos, se foi criando «um novo ciclo» em Euskal Herria, e apontaram a Declaração de Aiete, o cessar-fogo definitivo da ETA ou a manifestação de 7 de Janeiro em Bilbo como pontos-chave para se alcançar uma solução integral para o problema que Euskal Herria tem com os estados espanhol e francês.

Por isso, consideram imprescindível pôr o aniversário do bombardeamento «ao serviço deste novo panorama», para assim apoiar o momento histórico presente. «Face aos aviões que sobrevoaram os céus de Gernika para a bombardear e reduzir a escombros, nós apostamos no pássaro colorido que grita a favor dos direitos individuais e colectivos», referiram.

«Os aviões e as bombas assassinas tinham como propósito a negação de Euskal Herria. O nosso pássaro, contudo, reclama uma mensagem a favor do reconhecimento de Euskal Herria, da sua existência e do seu futuro». / Notícia completa: Gara