quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O Tribunal de Pau autoriza a entrega de Ernesto Prat às autoridades espanholas

O Tribunal de Apelação de Pau aprovou a entrega de Ernesto Prat ao Estado espanhol, na sequência do mandado europeu emitido pela AN contra ele. No dia 7 deste mês a Procuradoria de Pau solicitou a sua entrega, por considerar que a acusação de pertencer ao Ekin a justificava. Prat pode recorrer da decisão ontem tomada pelos magistrados de Pau.

Prat, detido em Urruña em 25 de Janeiro e que vai continuar na prisão, tem cinco dias para recorrer da decisão junto do Supremo Tribunal, o que, a acontecer, prolongaria o processo durante mais alguns meses.
O natural de Berriozar (Nafarroa) vivia em Ipar Euskal Herria desde 2008, depois de ter conseguido escapar à operação da Guarda Civil de Setembro desse ano, que se saldou com a detenção de vários membros da esquerda abertzale em Nafarroa.

Os detidos naquela operação policial encontram-se actualmente em liberdade e a aguardar pela sentença, depois de terem sido recentemente julgados na Audiência Nacional espanhola.
No decorrer da audiência oral, a maioria desses militantes independentistas afirmou ter sido torturada enquanto permaneceu incomunicável. / Fonte: Gara

Iniciativas contra a tortura em Laudio, Bergara, Orereta e na... Audiência Nacional espanhola
Os jovens independistas levaram a cabo múltiplas iniciativas contra a tortura, por ocasião do 13 de Fevereiro. No caso de Laudio (Araba), as estátuas da localidade apareceram com um saco na cabeça. Ao meio-dia, houve uma concentração na Lamuza plaza, com o lema «Torturarik ez, aski da!», na qual se recordou que, entre 2007 e 2011, foram detidos 223 jovens, pela Ertzaintza, Guarda Civil e Polícia Nacional. Desses, «212 afirmaram ter sido torturados enquanto permaneceram incomunicáveis». (aiaraldea.com) / Em Orereta (vídeo) / Em Bergara (topatu.info)

Na Audiência Nacional (ateakireki.com)
Anteontem foi comunicado o auto de acusação a 30 pessoas detidas em Outubro e Dezembro de 2010, acusadas de pertencer à Segi. Os imputados, na grande maioria em situação de prisão preventiva, assinaram o auto com o texto «Otsailak 13, torturarik ez» [13 de Fevereiro, não à tortura], e alguns deles vestiram T-shirts com essa frase. A assinatura teve lugar no Tribunal de Instrução número 3 da Audiência Nacional, o de Grande Marlaska.

Centenas de pessoas num belo ongietorri à basauritarra Paula Garcia
Depois de ter passado vinte anos na prisão, Garcia foi posta em liberdade no dia 15 de Janeiro, e agora centenas de basauritarras deram-lhe uma nova recepção calorosa.
Segundo fez saber ontem o comité popular de Basauri (Bizkaia), no ongietorri caloroso à sua conterrânea Paula Garcia, que decorreu no domingo, estiveram presentes cerca de 300 pessoas.
Recorde-se que, ao longo dos vinte anos que passou na prisão, Paula conheceu muitas prisões: Carabanchel, Langraitz, Castelló, Dueñas, Mansilla e Soto del Real. Passou o último ano na de Cáceres. / Fonte: Gara

«La Audiencia Nacional propone a Venezuela un canje de extraditados», de Iñaki IRIONDO (Gara)
La Sala de lo Penal en pleno de la Audiencia Nacional ha propuesto a Venezuela un canje de personas de las que cada estado pide la extradición. Acepta enviar a Venezuela a un presunto homicida que tiene nacionalidad venezolana y española, si en el plazo de sesenta días las autoridades bolivarianas dan garantías por escrito de que aplicará la reciprocidad y accederá a entregar a ciudadanos con las dos nacionalidades, con la vista puesta en varios vascos.