quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Solidariedade com Oier Oa, que foi levado para Paris

Os signatários do Acordo de Gernika em Donostia protestaram contra a detenção de Oa, tendo referido que este tipo de acções «não se enquadra» no novo tempo aberto em Euskal Herria. «Os estados não se adaptam ao novo tempo e empenham-se na aplicação de estratégias de guerra para a construção da paz», afirmaram.
Pediram aos estados que ponham às detenções e ainda o envolvimento dos donostiarras, para que «ponham um travão a estes abusos».
«Temos vindo a proclamar a necessidade de construir um muro popular, de dizer 'basta' a este tipo de acções», concluíram.

Entretanto, Oier Oa, detido na sexta-feira em Angelu, já saiu da esquadra de Baiona, tendo partido com destino às instalações da Subdirecção Antiterrorista (SDAT), em Levallois Perret, nos arredores da capital francesa.
De acordo com o procedimento habitual, a Polícia francesa pode manter os detidos incomunicáveis durante quatro dias, sem que estes estabeleçam contacto com um advogado de confiança. O detido costuma passar a última fase destas 96 horas na sede da SDAT, e, cumprido esse prazo - por vezes antes disso -, é levado à presença de um juiz. / Fonte: Gara

Imanol Beristain foi recebido por 200 pessoas, em Erromo
O ex-preso político Imanol Beristain Gutierrez, Lolo, já se encontra em casa, com a mulher e a filha de poucos meses. Chegou a Erromo (Bizkaia) às 2h45 da madrugada de ontem, tendo sido recebido por pessoas do bairro e da região, amigos e colegas da ikastola, cerca de 200 pessoas que se juntaram nas imediações da Branka kultur elkartea. No meio de toda a emoção e festa, da txalaparta, da adarra e das flores, dos abraços, dos beijos e dos sorrisos, as gentes do bairro não se esqueceram de Kitxu, o único preso político do bairro actualmente na prisão. «Kitxu gurekin nahi dugu» será a próxima reivindicação.

Nesta primeira sessão de boas-vindas, houve ainda tempo para os bertsos e o aurresku dedicados a Imanol, que recordou os «companheiros que estão lá dentro» e pediu um salva de palmas «para os familiares que tanto e tanto sofrem». Depois, retirou a sua foto da Branka e fez-se um brinde. Alguns minutos mais tarde, seis patrulhas da Ertzaintza espalharam-se pela localidade, três das quais a 50 metros da taberna. Em todo o caso, não se verificaram incidentes. / Notícia completa: ukberri.net / Fotos: ukberri.net

Recepção a Iker Iparragirre em Azpeitia
Iker Iparragirre está novamente em liberdade. Saiu da prisão de Soto del Real (Madrid) pouco antes das 21h00 (na segunda-feira), e pôs-se a caminho de Azpeitia (Gipuzkoa) com familiares e amigos, percorrendo os 420 km de distância. Segundo o Uztarria.com pôde apurar, amigos que seguiam num automóvel depararam com um controlo da Guarda Civil à chegada à prisão. No regresso, o mesmo filme, também com os familiares.
Iparragirre foi detido em França em 2007 e, depois de cumprir a pena de quatro anos a que foi condenado, foi extraditado para o Estado espanhol, a 16 de Fevereiro último.
Ontem, Iker Iparragirre chegou a Azpeita por volta das 2h00 da manhã, tendo sido recebido por cerca de 100 pessoas na taberna Orkatz. Depois do aurresku, o azpeitiarra retirou a sua fotografia da parede da taberna. / Fonte: uztarria.com