segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Manifestação no dia 25 em Senpere, para protestar contra as detenções de Naia e Audrey

Mais de cem pessoas juntaram-se no sábado em Senpere (Lapurdi) para denunciar as detenções das irmãs Naia e Audrey Lacroix e divulgar a convocatória de uma manifestação para dia 25 de Fevereiro em Senpere, às 17h00.
Na conferência de imprensa estiveram presentes a própria Audrey Lacroix, membros do gaztetxe local, da comissão de festas, da associação cultural Oxtikenia, um representante da Câmara Municipal (a eleita Mirentxu Ezkurra), eleitos do grupo abertzale «Senpere Egun eta Bihar», membros da Segi, do movimento de defesa dos presos e representantes da esquerda abertzale, acompanhados por outros cidadãos.
A vereadora de Senpere Eliane Etxeberria denunciou a operação levada a cabo pela Polícia francesa na terça-feira, bem como a «visibilidade» das detenções, considerando que são utilizadas como forma de «amedrontar» a sociedade basca e, em especial, a juventude.
Por outro lado, salientaram o facto de até agora não ter sido divulgado nada de novo e de a alegada tentativa de atentado de que Naia é acusada não ser do conhecimento de ninguém - nem da Câmara Municipal, nem das pessoas em geral, nem mesmo da imprensa. Realçaram ainda as contradições existentes nas datas que são apontadas. / Arantxa MANTEROLA / Fonte: kazeta.info via IpEHantifaxista

Concentração e reunião em Antsoain para protestar contra o julgamento de Artzai Santesteban
O jovem Artzai Santesteban (Antsoain, Nafarroa) vai ser julgado esta terça-feira, dia 21, na AN espanhola, acusado de uma acção de kale borroka. No sábado, numa conferência de imprensa que decorreu na sua localidade, afirmou-se que «as únicas provas existentes contra ele são os depoimentos arrancados sob tortura a outros jovens enquanto se encontravam incomunicáveis».
Para além disso, o caso de Artzai não é um caso isolado, «pois em Antsoain há vários jovens que correm o risco de ser detidos e encarcerados», em virtude de os seus nomes se encontrarem nas «listas negras». Há ainda diversos jovens na localidade «que foram indiciados pelo seu trabalho e militância» política.
Desde que, em 2007, o Supremo Tribunal ilegalizou as organizações juvenis Jarrai-Haika-Segi, considerando-as organizações terroristas, 214 jovens foram detidos e 132 encarcerados em todo o País Basco.
Depois, em 2007, 2008 e 2009, sucederam-se as operações policiais contra a juventude basca em várias regiões de Euskal Herria, como Donostia, Lea-Artibai, Gasteiz, Oarsoaldea, Iruñerria, Uribe Kosta ou Hernani. Entre acusações várias, eram comuns a pertença à Segi ou a de participação em acções de kale borroka.
Na terça-feira, concentração em Antsoain
Para esta terça-feira, dia do julgamento, foi convocada uma reunião e uma concentração na localidade navarra. É às 19h00, na praça do município. / Fonte: ateakireki.com

Dois jovens identificados em Berango por denunciarem a tortura
Na segunda-feira passada, no Dia contra a Tortura, dois jovens foram identificados pela Ertzaintza em Berango; um deles é desta localidade biscainha e o outro de Algorta, localidade também da região de Uribe Kosta. Segundo os jovens fizeram saber à ukberri.net, estavam a colocar um boneco que representava um cidadão torturado e a afixar um cartaz junto à Berangoetako kultur etxea, quando uma patrulha da Polícia Autonómica se aproximou. «Disseram-nos que estavámaos a fazer algo de ilegal, que era preciso falar com a Polícia Municipal... Em todo o caso, tínhamos de ser identificados», relataram os jovens. Na foto, concentreação do Dia contra a Tortura em Sopela. / Fonte: ukberri.net