segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A esquerda abertzale apresentou uma proposta que visa contribuir para um cenário democrático de paz

A esquerda abertzale apresentou ontem em Donostia uma declaração que tem por objectivo contribuir para o avanço em direcção a um cenário democrático de paz «justa e duradoura». O documento defende uma justiça «transitória com vista ao estabelecimento de um conjunto de medidas políticas e jurídicas» que contribuam para o desenvolvimento de um processo democrático; propõe a criação de uma comissão da verdade como instrumento para conhecer o que se passou e manifesta o seu reconhecimento pela dor e pelo sofrimento que as diversas expressões de violência causaram em Euskal Herria.

Declaração da esquerda abertzale (eus-cas-fra-ing)

O acto de apresentação teve lugar no Kursaal e prolongou-se por duas horas. Esteve presente uma vasta representação da esquerda abertzale, bem como dirigentes de outras forças políticas e de organizações signatárias do Acordo de Gernika, como Patxi Zabaleta (Aralar), Ikerne Badiola (EA), Oskar Matute (Alternatiba) e Ainhoa Etxaide (LAB).

Entre os convidados estavam também Kopeng Obed Bapela, vice-ministro da Presidência da África do Sul e deputado do Congresso Nacional Africano (ANC); Robert McBride, também membro desse partido; e Alex Maskey, deputado do Sinn Féin.

Maribi Ugarteburu teve a seu cargo a apresentação do conteúdo da declaração «Construyamos la paz en el proceso democrático», numa intervenção intercalada com actuações musicais, danças e projecções de vídeo. / VER: Gara e Gara