segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Nove jovens identificados na tentativa de ocupação de casa abandonada em Amurrio

No sábado à tarde, nove membros da Gazte Asanblada de Amurrio (Araba) entraram num edifício abandonado há mais de dez anos (a Landa Zuri etxea). Pouco depois, apareceu a Polícia Municipal e a Ertzaintza, que despejou o edifício. Os jovens foram identificados, um a um, e acusados de «usurpação de bem imóvel», segundo denunciaram [recorde-se que ainda há poucos dias um tribunal de Bilbo arquivou uma queixa contra um grupo de jovens okupas, considerando que não se podia falar em delito de usurpação no caso de um edifício abandonado].
Nos arredores do edifício, juntaram-se cerca de 70 pessoas para apoiar os jovens e um fotógrafo de um meio de comunicação social foi também identificado.

Os jovens acusam a Câmara Municipal de passividade, na medida em que apresentaram às entidades locais o projecto relativo a um centro juvenil «alternativo» já em Dezembro. Esta semana, depois de tanta demora, receberam a resposta: «Neste momento não é possível».
No sábado ao fim da tarde, para denunciar o despejo e «o processamento de nove pessoas por tentarem criar um local autogerido e livre», cerca de cem pessoas participaram numa manifestação. Estão previstas mais acções de protesto. / Fonte: aiaraldea.com e gazteiraultza.info

Amurrio: Landa Zuri okupazioa
Herri bat, gaztetxe bat! Uma terra, um gaztetxe!