sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

40 cidadãos assumem a defesa dos 40 jovens julgados em Madrid e pedem a sua liberdade

Em Madrid, o julgamento da juventude independentista, no âmbito do processo 26/11, aproxima-se do fim. Os jovens acusados de pertencer à organização juvenil, revolucionária Segi tinham direito a pronunciar-se em sua defesa, mas decidiram que fosse a sociedade a fazê-lo. As suas alegações foram lidas em vários pontos de Euskal Herria, como Donostia ou Iruñea [vídeo].

40 figuras públicas assumiram o lugar dos 40 jovens independentistas arguidos no processo 26/11, 36 dos quais têm estado a ser julgados no tribunal de excepção espanhol desde Outubro. Algumas dessas personalidades, provenientes dos mais diversos âmbitos, aparecem num vídeo - divulgado em euskara e em castelhano -, no qual se afirma que «querem construir pontes onde antes havia muros» e se pede a liberdade dos jovens.

Esta declaração foi apresentada hoje em Donostia, numa conferência de imprensa em que estiveram presentes a bertsolari Alaia Martin, o ex-futebolista Mikel Labaka, o deputado da Amaiur no Congresso espanhol Sabino Cuadra, a deputada do EH Bildu no Parlamento navarro Bakartxo Ruiz, o actor Ramón Agirre e o ex-ciclista Mikel Astarloza.

Em nome de todos os que subscreveram esta defesa final dos jovens independentistas bascos, tomaram a palavra dois jovens também acusados de ser membros da Segi e à espera de julgamento: Jazint Ramírez e Ainara Ladrón. / Ver: Berria e naiz.info

Em Barañain
Comerciantes, desportistas, vereadores, músicos e outras pessoas mais desta localidade de Iruñerria [Comarca de Pamplona] participaram na gravação de um vídeo divulgado pelo Herri Harresia [Muro Popular], no qual se lê a declaração dos arguidos e se pede a absolvição dos dois jovens barañaindarras Garbiñe Urra e Ion Ziriza, bem como de todos os que estão a ser julgados. / Ver: Plazaberri via lahaine.org