sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Repúdio contra o TGV em Donostia

Várias dezenas de pessoas participaram, ontem de manhã, na concentração contra o TGV convocada pelo grupo de oposição a este projecto na capital guipuscoana, com o lema «AHTrik ez! El TAV es un pozo sin fondo!» [Não ao TGV! O TGV é um poço sem fundo!].

A concentração, que decorreu frente à Câmara Municipal (CM) donostiarra, visava denunciar a reunião agendada para a mesma hora em Madrid entre o Ministério do Fomento, a CM de Donostia, a Deputação Foral e o Governo de Lakua, na qual se iria abordar a questão dos acessos do TGV à cidade.

Entretanto, a Deputação de Gipuzkoa decidiu não participar na reunião e a CM de Donostia, que também questiona o projecto, decidiu enviar um representante da área do urbanismo a Madrid para se informar sobre o impacto dos planos do ministério referido nas zonas afectadas do Urumea e de Atotxa.

Depois de colocarem um grande TGV e painéis informativos junto à sede da CM, os manifestantes fizeram ouvir palavras de ordem e bertsos contra o TGV, distribuíram panfletos e efectuaram declarações à comunicação social. Conhecidas figuras políticas, como Laura Mintegi, Joseba Álvarez, Rebeka Ubera e Joxe Iriarte, Bikila, também participaram na concentração. / Ver: boltxe.info / Mais informação: lahaine.org