sábado, 25 de janeiro de 2014

A Ertzaintza prendeu Idoya Iragorri, em Sestao

A jovem, acusada de pertencer à Segi, encontrava-se escondida desde que tomara a decisão de não comparecer ao julgamento dos jovens independentistas que tem estado a decorrer na AN espanhola desde Outubro, no âmbito do processo 26/11. Hoje, Idoya acorrentou-se à porta da Câmara Municipal de Sestao (Bizkaia). A Polícia prendeu ainda outra mulher.

Para protestar contra este julgamento, familiares e amigos de Idoya Iragorri tinham convocado para hoje o «Desobedientzia eguna» em Sestao. Os participantes na mobilização concentram-se na Kasko plaza por volta do meio-dia e leram uma carta da jovem; vinte minutos depois, esta última apareceu, acorrentando-se ao edifício da Câmara Municipal.

De acordo com a informação divulgada pelo portal Herri Kolore, desde cedo se tinha juntado um grande número de furgões da Ertzaintza frente à esquadra local. Cerca das 12h35, a Polícia autonómica apareceu junto à Câmara, cortou as correntes, e, uns dez minutos depois, levou Iragorri detida. Depois, viveram-se momentos de grande tensão entre a Polícia e quem ali tinha ido apoiar Idoya; uma mulher foi detida.

Detenção de Idoya Iragorri [Berria]
Desobediência
Em Outubro do ano passado, o julgamento de 40 jovens independentistas na Audiência Nacional espanhola começou com 36 arguidos, pois Idoya Iragorri (Sestao, Bizkaia), Goizane Pinedo e Unai Pou Ruiz (Gasteiz) e Irati Mujika (Amezketa, Gipuzkoa) anunciaram que se recusavam a comparecer no tribunal especial, e esconderam-se.

Três deles já tinham sido detidos e encarcerados: Pinedo e Ruiz foram detidos no sábado passado, pela Ertzaintza, depois de se terem acorrentado a uma varanda em Gasteiz (no final de uma grande mobilização); Mujika foi detida por agentes da Polícia espanhola à paisana, no dia 9 deste mês, em Aramaio (Araba). / Ver: Berria e naiz.info / Ver tb: boltxe.info e BorrokaGaraiaDa / Fotos: Berria / naiz.info