domingo, 5 de janeiro de 2014

Ahotsa Behar Dugu: campanha em defesa de um meio de comunicação popular em Nafarroa

Em Nafarroa reivindica-se a necessidade de um meio de comunicação com estas características.
Há três anos, a AN espanhola decretou o encerramento do Apurtu.org; em Novembro do ano passado, mandou fechar a Ateak Ireki. Numa conferência de imprensa recente, os trabalhadores do Apurtu.org, que foram detidos quando do encerramento da página e indiciados num processo judicial que foi arquivado, manifestaram o seu apoio a esta campanha, exigiram o fim das acções judiciais contra a Ateak Ireki e que este meio de comunicação possa desenvolver o seu trabalho livremente.
 
A campanha a favor de um meio de comunicação popular em Nafarroa foi lançada no Twitter com o nome Ahotsa Behar Dugu [precisamos de voz] e surge na sequência da ordem de encerramento da Ateak Ireki pelo tribunal de excepção espanhol.

«Precisam de voz aqueles que dizem Esa Ez! ¡Yesa no! em defesa da terra. Precisam de voz aqueles que, viajando da solidariedade para o compromisso, participaram no muro popular. Precisam de voz os agentes que denunciam a crise. Precisam de voz as comissões de festas dos bairros e das localidades». A ideia é que o movimento popular, solidário, que luta tenha a possibilidade de se expressar.
Até ao momento, a campanha só está a decorrer no Twitter. / Ver: argia.com

Ahotsa behar dugu / Precisamos de voz Lur honek gauza asko ditu esateko. Ahotsa falta zaio.
Esta terra tem muito para dizer. Falta-lhe voz.