segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A Udabiltza apresenta o projecto «viver e trabalhar nos Pirinéus Bascos»

O Fundo de Desenvolvimento e Coesão Social da Udalbiltza aposta nos Pirinéus como zona prioritária. O projecto abrange 103 municípios de Nafarroa Garaia (de Baztan a Erronkari) e do Sul de Nafarroa Beherea e Zuberoa, e inclui cinco programas, três dos quais já estão em marcha: trata-se do Eragin, destinado a promover novas actividades económicas; do Elgarrekin, para o trabalho em rede; e o Garapen Soziala, destinado a activar projectos sociais. Até 31 de Março podem ser apresentados novos projectos.

Na conferência de imprensa que hoje teve lugar em Iruñea, os vice-presidentes da Udalbiltza Maite Iturre (vereadora de Baztan) e Daniel Olzomendi (autarca de Izpura) afirmaram que o projecto se centra nos Pirinéus porque esta é «uma das três zonas mais desfavorecidas de Euskal Herria no que respeita à população, aos serviços e à situação económica».

De acordo com um relatório do Gaindegia (Observatório para o Desenvolvimento Socioeconómico de EH), que serviu de base à decisão da Udalbiltza, os municípios pirenaicos encontram-se afastados das suas capitais administrativas e as distâncias para aceder às escolas, aos hospitais e a outros serviços são grandes. É também uma região cada vez mais desabitada e com uma população cada vez mais velha. A nível económico, a indústria e a construção têm pouco peso, e existe pouco apoio ao emprego.

No dia 25 terá lugar a apresentação deste projecto na sede da Euskal Herriko Laborantza Ganbara [Câmara Agrária do País Basco], em Ainhize-Monjolose. / Ver: naiz.info e Berria