quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A Guarda Civil detém oito pessoas numa operação contra os interlocutores do EPPK

A Guarda Civil levou a cabo uma operação contra os interlocutores do EPPK nos territórios bascos da Bizkaia, de Gipuzkoa e Nafarroa. Sete pessoas foram detidas em Bilbo e uma em Iruñea. Foram efectuadas buscas em várias localidades.

No âmbito da operação de hoje, decretada pela Audiência Nacional espanhola, a Guarda Civil entrou ao início da tarde no escritório da advogada Arantza Zulueta, em Bilbo, onde procedeu à detenção dessa advogada, de Jon Enparantza, Aintzane Orkolaga, Aitziber Sagarminaga, José Luis Campo, Egoitz López de Lacalle e Mikel Almandoz. Asier Aranguren foi detido em Iruñea.

O ministro espanhol do Interior, Fernández Díaz, afirmou tratar-se da continuação da operação que há três meses foi empreendida contra o Herrira, que a operação continua aberta e que, «com estas detenções, fica desarticulado o tentáculo que permitia à ETA controlar os presos que estão a cumprir pena».

Os detidos fazem parte de um grupo constituído em Julho de 2012 por cerca de vinte pessoas e cujo propósito é facilitar o diálogo do Colectivo de Presas e Presos Políticos Bascos (EPPK) com agentes no exterior. O grupo de interlocução confirmou que se trata de uma operação contra eles.

Bilbo
Às várias patrulhas das forças de ocupação que foram até à Elkano kalea, onde fica o escritório de Zulueta, juntaram-se diversos furgões da Ertzaintza, que recorreu a material antimotim para dispersar quem ali se concentrara em protesto. Um jovem, que foi atingido na cabeça de forma violenta e caiu inconsciente, foi detido.

Ainda na capital biscainha, em Atxuri, efectuaram buscas na casa de Egoitz López de Lacalle. Ali, a Guarda Civil tentou agredir um homem que criticava a sua acção e também um homem, de nacionalidade brasileira, que tinha gravado a cena. Quiseram detê-lo e obrigá-lo a apagar os vídeos, mas, depois, ao aperceberem-se de que era jornalista, deixaram-no ir.

Hernani e Donostia
A Guarda Civil também se dirigiu à Antzuola kalea, em Hernani (Gipuzkoa), onde Jon Enparantza trabalha habitualmente; entrou no local depois de mandar a porta abaixo. Em Donostia, efectuaram buscas na residência de Enparantza, no bairro de Antiguo, e na Madalena Jauregiberri kalea, no bairro de Loiola.

Lekeitio, Lasarte, Burlata, Iruñea
Foram efectuadas buscas na casa de Arantza Zulueta, em Lekeitio (Bizkaia); na de José Luis Campo, em Lasarte (Gipuzkoa); na de Mikel Almandoz, em Burlata (Nafarroa), e na de Asier Aranguren, no bairro de Buztintxuri, em Iruñea. / Ver: naiz.info / Ver também: Berria e lahaine.org / Fotos: operação policial (Berria / naiz.info)  

Bilbo Donostia Iruñea