quinta-feira, 22 de maio de 2014

Amnistia eta Askatasuna: novo movimento pela amnistia dos presos políticos bascos

Amnistia eta Askatasuna é o nome de um novo movimento criado no País Basco para trabalhar em prol da amnistia para as presas e os presos políticos bascos.

Num comunicado enviado a vários meios de comunicação, o Amnistia eta Askatasuna afirma que os estados espanhol e francês continuam a apostar na negação e na repressão, recusando a resolução do conflito, e consideram que existe actualmente, em torno da questão dos presos políticos bascos e dos refugiados, um grande vazio, desmobilização e perda de discurso.

A situação, em seu entender confusa, ir-se-á agravar se não for invertida e, por isso, consideram urgente reactivar e trazer para as ruas a reivindicação da amnistia. Fazem um apelo à auto-organização e à activação popular em defesa da amnistia por todo o país. «Temos de ganhar as ruas, activar os sectores populares e recuperar a esperança perdida», afirmam.

Os promotores deste movimento dos direitos dos presos políticos entendem por amnistia: reconhecimento do estatuto político de todos os lutadores que, pela sua militância, se encontram na prisão, deportados ou foragidos; o regresso a casa de todos os perseguidos políticos, sempre com os seu direitos, com honra e dignidade; superação de todas as causas que provocam o conflito entre Euskal Herria e os estados espanhol e francês. / Com base na notícia do boltxe.info

EIDER URUBURU FOI LIBERTADA
A presa política basca Eider Uruburu (Santutxu, Bilbo) foi hoje libertada, tendo saído da cadeia de Lyon Corbas, segundo informou a Etxerat.
A bilbaína foi detida pela Polícia francesa em 2010, juntamente com o pamplonês Iñaki Iribarren, nos arredores de Clermont-Ferrand (Estado francês). Foi julgada, com outros seis cidadãos bascos, num tribunal parisiense, em 2013. / Ver: naiz.info