quinta-feira, 29 de maio de 2014

Autarcas de Lea-Artibai apoiam manifestação pela liberdade dos presos com doenças graves

Os autarcas de Markina-Xemein, Ondarroa, Lekeitio, Gizaburuaga, Berriatua e Aulesti (comarca de Lea-Artibai, Bizkaia) expressaram o seu apoio à manifestação que no sábado, 31, irá percorrer as ruas de Ondarroa para exigir a libertação dos presos políticos bascos com doenças graves.

A declaração de apoio foi feita ontem numa conferência de imprensa que teve lugar na localidade costeira biscainha, em que estiveram presentes todos os autarcas dos municípios referidos, com excepção do de Berriatua, Imanol Mugartegi.

A manifestação parte às 12h30 da Alameda e terá como lema «Giza eskubideak. Konponbidea. Bakea. Gaixo dauden presoak etxera!» [Direitos humanos. Resolução. Paz. Os presos doentes para casa!] O caso do ondarroarra Ibon Iparragirre, novamente detido e encarcerado em Março deste ano, será especialmente lembrado. / Ver: naiz.info e Turrune!

Também em Baiona
Para além da mobilização em Ondarroa, este sábado haverá uma concentração em Baiona para exigir a libertação dos presos com doenças graves, com especial referência para o caso de Ibon Fernandez Iradi. Na capital do Norte, a acção terá lugar às 11h00 frente à Suprefeitura (representação do Estado francês). / Ver: kazeta.info [Queremo-los em casa e vivos!]

CONCENTRAÇÃO EM IRUÑEA
Como acontece todas as semanas, na segunda-feira passada, dia 26, houve uma concentração frente à sede do PP na capital navarra para reivindicar o direito dos presos políticos bascos a viverem em Euskal Herria. Estiveram presentes 60 pessoas; nas faixas que seguravam lia-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira», «La dispersión mata» e «Epaiketa politikorik ez» / «No a los juicios políticos» / Ver: lahaine.org