quarta-feira, 7 de maio de 2014

Manifestação dia 31 em Ondarroa pela libertação dos presos doentes

Cidadãos de diversos sectores da sociedade basca manifestaram ontem, numa conferência de imprensa em Bilbo, a sua preocupação com a situação dos presos políticos que têm doenças graves. Exigiram a sua libertação e que, até tal se concretizar, os presos sejam transferidos para uma cadeia próxima das terras de origem. Convocaram ainda uma manifestação nacional para dia 31 de Maio, em Ondarroa (Bizkaia), que terá como lema «Giza eskubideak. Konponbidea. Bakea. Gaixo dauden presoak etxera!» [Direitos humanos. Resolução. Paz. Os presos doentes para casa!].

Em nome dos presentes, falaram Iera Arantzamendi, da plataforma «Iparra galdu baik», de Ondarroa, e Kepa Martínez de Lagos, habitante de Santutxu (Bilbo) e membro da Herria 2000 Eliza. Ambos destacaram a existência de onze presos bascos gravemente doentes. «Onze diagnósticos, onze doenças, onze situações críticas que estão a enfrentar. E por trás destes relatórios médicos há uma completa violação dos direitos humanos». Entre outros, referiram-se aos casos de Ventura Tomé e Iosu Uribetxebarria, ambos com cancro.

A situação de Ibon Iparragirre mereceu especial ênfase. O ondarrutarra, que estava em regime de prisão atenuada desde 2011 em virtude da grave doença que o afecta, voltou a ser detido e encarcerado em Março último, e, desde então, a «sua situação clínica agravou-se». «E muito mais quando lhe aplicaram a política de dispersão, levando-o do Hospital de Basurto, onde estava a ser tratado, para a cadeia de Navalcarnero», afirmaram, para sublinharem em seguida: «A situação de Ibon, outro exemplo da face mais cruel de uma política penitenciária que busca o sofrimento gratuito, já fez soar todos os alarmes».

«Infelizmente, os governos espanhol e francês só deram passos em sentido contrário» a uma solução. Contudo – prosseguiram –, a sociedade basca quer pôr fim a este sofrimento e «abrir caminho à solução», que incluirá a questão dos presos e dos refugiados políticos, e, de forma urgente, a dos presos doentes. A manifestação parte às 12h30 da Alameda de Ondarroa. / Ver: naiz.info e Turrune!