segunda-feira, 26 de maio de 2014

O LAB mobilizou-se contra a desindustrialização e a destruição de emprego em Arratia

Nos últimos anos foram muitas as empresas do vale de Arratia (Bizkaia) que, com a reforma laboral na mão, despediram trabalhadores ou atacaram os seus direitos, desregulando as condições laborais, e ainda as que, sem justificação alguma, fecharam as portas.

Depois da longa luta da Cementos Lemona ou do encerramento da Prefabricados Lemona, entre muitas outras, nos últimos meses houve a tentativa de encerramento da Incoesa, os despedimentos na Alfus, na Ormazabal y Cía ou o despedimento colectivo na Talleres Negarra.
Perante esta situação, o sindicato LAB realizou hoje uma mobilização contra a destruição do emprego e a desindustrialização que está a ocorrer no vale de Arratia.
A mobilização iniciou-se com uma concentração frente à empresa Negarra, onde, em Março, a empresa despediu 30 trabalhadoras e trabalhadores. Uma caravana automóvel percorreu as terras de Arratia, passando pela Alfus e a Incoesa, duas empresas em conflito há mais de um ano, e terminou frente à empresa principal do Grupo Velatia (Parque Tecnológico de Zamudio), para apoiar os trabalhadores despedidos da fábrica de Ormazábal, em Igorre, que continuam em luta, todos os dias, pelos seus postos de trabalho.

Desta forma, o LAB, para além de denunciar as medidas tomadas por todas estas empresas, quis ainda chamar a atenção para a grave situação que se vive no vale de Arratia, uma vez que estão em jogo não só os postos de trabalho e as condições laborais da classe trabalhadora, mas o futuro de toda uma comarca.

O LAB pretende também denunciar o modo como o Governo de Gasteiz está a agir perante esta situação, na medida em que, para além de validar as reformas aprovadas em Madrid, que mais não fazem que acelerar o processo de desindustrialização, assume uma atitude de mero espectador face à gravidade da situação, limitando-se a apresentar falsos planos de emprego que não visam solucionar os verdadeiros problemas. / Ver: LAB Sindikatua