sexta-feira, 23 de maio de 2014

Mais de 25 000 assinaturas contra a exposição do Regimento América 66

Depois de a delegada do Governo espanhol em Nafarroa ter proibido a concentração que a associação Ahaztuak 1936-1977 tinha convocado contra a exposição deste regimento em Iruñea, conhecido pelo seu papel na repressão durante a guerra de 36 - nomeadamente no massacre de Valdediós (Astúrias) -, uma iniciativa cidadã convocou uma nova concentração de protesto para esta sexta-feira, sob o lema «No pasarán. Alde hemendik». Contudo, os organizadores decidiram suspendê-la e associar-se às mobilizações da Ahaztuak: uma homenagem às vítimas das Brigadas Navarras, agendada para hoje na Zabaldi; e uma concentração frente à Cidadela, dia 31, às 12h30.

Hoje, na entrega das mais de 25 000 assinaturas contra a exposição sobre a história do Regimento América 66, os promotores da recolha sublinharam que a organização retirou dos convites oficiais os símbolos franquistas incluídos no escudo do regimento.

Maru Mangado e Hedy Herrero afirmaram que «ganharam uma batalha», mas que «não conseguiram o que queriam», e lamentaram que as 25 mil assinaturas não tenham sido suficientes para cancelar a exposição. / Ver: SareAntifaxista e Berria

Ver também: «A Polícia espanhola blinda a Cidadela na inauguração da mostra do Regimento América 66» (naiz.info)