quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A Câmara corta a luz à ikastola de Ziburu

O presidente da Câmara de Ziburu, Guy Poulou, tinha ameaçado cortar a água e a luz à Kaskarotenea ikastola, e já cumpriu parte da ameaça. O corte era para entrar em vigor na próxima segunda-feira, no regresso das crianças às aulas após um período de férias, mas a presidente da ikastola, Laida Mujika, disse hoje à Euskadi Irratia que já não havia luz no local de ensino.

Laida Mujika disse também que, quando as crianças regressarem às aulas, na segunda-feira, a ikastola irá pôr a funcionar um gerador.

Para além do corte de electricidade, na semana passada o autarca da localidade costeira de Lapurdi ameaçou despejar o local com recurso às forças da ordem; ontem, recorreu, pela terceira vez, para o Tribunal Administrativo de Pau, solicitando-lhe que aumente o valor da multa de 100 para 400 euros por cada dia que a ikastola permanecer em Marinela.

Dia 8 de Novembro, manifestação
Os responsáveis da ikastola de Ziburu apresentaram várias propostas ao autarca com o fim de desbloquear a situação, mas foram todas rejeitadas. A Federação de Ikastolas de Iparralde, Seaska, os responsáveis da Kaskarotenea e da Federação de Ikastolas (de todo o país) convocaram uma manifestação para dia 8, em protesto contra a atitude da Câmara Municipal. A mobilização começa às 16h00 na Pilota plaza. / Ver: argia, kazeta.info e naiz.info