quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O Estado francês condenou Xabier Aranburu e Oroitz Gurrutxaga a seis anos de cadeia

Um tribunal de Paris condenou Oroitz Gurrutxaga (Orereta, Gipuzkoa) e Xabier Aranburu (Ondarroa, Bizkaia) a seis anos de prisão, acusando-os de serem «kides» da ETA. O tribunal decretou ainda a expulsão de ambos do território francês depois de cumprida a pena, bem como o pagamento de uma multa de 1500 euros ao dono da viatura que alegadamente roubaram em 2011. Em Ondarroa e Paris, não faltou a solidariedade com Xabi e Oroitz.

Gurrutxaga e Aranburu foram detidos a 27 de Maio de 2012 na localidade de Cauna. Na altura, para protestar contra as detenções, foi convocada de imediato uma assembleia informativa em Ondarroa, que reuniu cerca de 250 pessoas. Agora, por ocasião do julgamento, também não se sentiu a falta da solidariedade dos ondarrutarras, tanto em Paris [na foto] como na localidade costeira biscainha, em cuja Alameda se realizou uma concentração a reivindicar uma solução para o conflito. / Ver: Lea-Artibai Hitza e Turrune!

AMANHÃ, MANIFESTAÇÃO EM SANTUTXU
Foi convocada para amanhã, 10, uma manifestação em Bilbo em defesa dos direitos dos presos e refugiados políticos bascos. Com esta mobilização, que parte às 20h00 da Egunkaria plaza, pretende-se denunciar a dispersão dos 520 preso políticos bascos por 79 cadeias (a uma distância média de casa de 600 quilómetros), exigir a defesa dos seus direitos e o seu repatriamento.

Para além disso, ir-se-á exigir a libertação dos presos doentes. Entre estes estão a presa do bairro de Santutxu Inma Berriozabal, de 63 anos, encarcerada na cadeia de A Lama (Pontevedra) e com doenças graves, crónicas e incuráveis; e também Txente Askasibar, preso do bairro de San Inazio, com 72 anos de idade e actualmente na cadeia de Topas (Salamanca). Foram ambos julgados e condenados no âmbito do processo 18/98, estão há mais de seis anos na cadeia e já cumpriram três quartos da pena. / Ver: uriola.info