sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Sindicatos da Bizkaibus assinam pré-acordo, põem fim à greve e expressam satisfação

Ontem ao fim da tarde, depois de treze dias de greve - os últimos quatro seguidos e em regime «indeterminado» -, os representantes sindicais dos trabalhadores da Bizkaibus chegaram a acordo com a Deputação Foral da Bizkaia. A greve terminou e os sindicatos mostraram-se satisfeitos: não só conseguem «blindar» a defesa dos postos de trabalho como garantir a melhoria dos serviços. Se os termos do pré-acordo forem ratificados nos plenários de trabalhadores, a 4 de Novembro será assinado um acordo.

Em comunicado, o sindicato LAB faz uma avaliação «positiva» do pré-acordo e felicita os trabalhadores e a sociedade biscainha, pois, entre todos, conseguiram melhorar o serviço e blindar o acordo de 4 de Outubro de 2013, que garante a manutenção dos postos de trabalho (recorde-se que os cinco sindicatos com representação na Bizkaibus temiam a destruição de 300 postos de trabalho).

Nos termos do pré-acordo, a Deputação Foral compromete-se a melhorar o serviço nalgumas linhas e a criar outras, por forma a garantir todos os postos de trabalho (as duas partes vão reunir-se até 22 de Dezembro para discutir essas melhorias, e a implementação do novo mapa de linhas deverá ter lugar a 15 de Abril).

O LAB critica o papel da deputada dos Transportes e Obras Públicas em todo este processo e diz que a Deputação Foral tem de explicar por que razão foi necessário esperar todo este tempo para assinar o acordo, levando os trabalhadores a fazer 13 dias de greve e prejudicando a população. / Ver: LAB, argia e uriola.info