domingo, 12 de outubro de 2014

Milhares reivindicam a independência e a República Basca nas ruas de Bilbo

No dia da hispanidade, 12 de Outubro, milhares de pessoas reclamaram a independência de Euskal Herria e denunciaram a «negação e a imposição» do Estado espanhol.

Milhares de pessoas participaram hoje, na capital biscainha, na mobilização convocada pela Rede Independentistak para reivindicar a independência de Euskal Herria e protestar contra «a contínua política de negação e imposição» por parte do Estado espanhol. Uma faixa com o lema «Gora Euskal Errepublika!» [viva a República Basca] seguiu à frente da manifestação - que partiu da praça Circular e terminou na Elíptica - ao longo da Kale Nagusia/Gran Vía.

Os organizadores queriam que a mobilização assumisse um carácter «dinâmico e participativo», e assim ocorreu. Logo de manhã, a água de várias fontes apareceu tingida de verde. Já na marcha, estiveram presentes as reivindicações de diversos sectores, que exibiram faixas, cartazes ou levaram a cabo iniciativas próprias. Notou-se a presença, por exemplo, do movimento feminista, do euskara, de mensagens contra a LOMCE. Para além disso, enquanto os outros põem Colombo nos píncaros, aqui foi Símon Bolívar que assumiu destaque: um grande boneco/marioneta recordava a sua figura e homenageava os povos latino-americanos que conquistaram a sua independência do Estado espanhol.

Txutxi Ariznabarreta tomou a palavra no final da marcha e defendeu o direito à independência. Face aos que querem impor a «celebração do dia da hispanidade, nós defendemos, neste 12 de Outubro, o direito à liberdade de Euskal Herria e de todos os povos do mundo», disse. Lembrando que a independência não é algo abstracto, mas significa coisas como «democracia, justiça social, âmbito basco de relações laborais ou soberania alimentar», Ariznabarreta sublinhou que Euskal Herria «não pode ficar a olhar para Madrid e Paris», deixando que os estados «marquem a agenda política» basca; «temos de ser nós aqui, em Euskal Herria, a traçar o caminho, a decidir os passos e a marcar os ritmos». / Ver: Berria / Fotos: manifestação pela independência de EH no dia da hispanidade (Berria)
Leitura: «12 de Octubre, día de la resistencia al invasor», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
12 de octubre, nada que celebrar, mas que la resistencia al invasor y a sus sucios intereses.