O tribunal de excepção volta a atacar a liberdade de expressão e de informação em Euskal Herria: três membros do projecto informativo juvenil topatu.info foram intimados a depor como acusados de «enaltecimento do terrorismo» por terem feito a cobertura informativa do acto político principal do festival Gazte Danbada, que se realizou de 29 de Março a 1 de Abril de 2013, em Urduña (Bizkaia), organizado pela Ernai. Têm de se deslocar a Madrid no dia 7, depois de um juiz lhes ter recusado a possibilidade de prestarem declarações em Euskal Herria.A AN espanhola já tinha acusado de «enaltecimento do terrorismo» os participantes no acto pelas declarações que proferiram sobre um preso político que acabara de falecer na cadeia. Em Março deste ano, o tribunal pediu ao portal topatu.info que apagasse os vídeos, com imagens gravadas no decorrer da cobertura informativa do acto político, que continham essas intervenções e que faziam um resumo do evento.
Apesar de reconhecerem que se tratava de um ataque à liberdade de imprensa, os responsáveis do portal apagaram os vídeos, sob a ameaça judicial de encerramento da página.
Na nota de imprensa em que divulgam esta informação, os responsáveis do topatu.info afirmam que se trata de um novo caso de ataque à liberdade de imprensa e de censura em Euskal Herria, e referem a já longa lista de meios de comunicação populares bascos que Madrid mandou encerrar com toda a impunidade: Egin, Egin Irratia, Ardi Beltza, Egunkaria, Kale Gorria, Apurtu, Gaztesarea, Burlata Herria, Ateak Ireki. / Ver: argia.com e topatu.info