segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Trabalhadores da Bizkaibus cumprem sexto dia de greve em Outubro

A greve de hoje foi a sexta realizada este mês pelos trabalhadores da Bizkaibus – empresa de transporte rodoviário de passageiros – e novamente com uma adesão total, de acordo com a informação avançada por fontes sindicais. Estão convocadas quatro paralisações de 24 horas para esta semana. Os trabalhadores reclamam às concessionárias que respeitem os seus direitos e à Deputação Foral que garanta a manutenção dos postos de trabalho, pois temem que a eliminação de linhas prevista represente a destruição de 300 empregos. A Deputação Foral agendou uma reunião com os sindicatos para quarta-feira, 22.

Os sindicatos tinham acusado a entidade foral de «falta de interesse» pela sociedade biscainha, criticando-a pelo facto de não realizar uma reunião com vista à solução do conflito. Hoje, a Deputação agendou essa reunião para a próxima quarta-feira, dia 22.

Fontes sindicais, que voltaram a destacar a «adesão total» dos trabalhadores à greve, referiram que irão estar presentes no encontro, para ver se a deputação «está com vontade de resolver os problemas. Se apresentar uma solução para evitar a destruição dos postos de trabalho, deixa de haver motivos para a greve», disseram.

Os sindicatos sublinharam ainda o facto de que todas estas questões – manutenção dos postos de trabalho e defesa dos direitos dos trabalhadores – já estavam salvaguardadas no acordo firmado há cerca de um ano e que, ao não ser respeitado, levou os trabalhadores para a luta. Revelaram ainda que deram início a uma campanha para informar as pessoas sobre este conflito, estando a distribuir folhetos para esse efeito. Referiram também que os trabalhadores se sentem apoiados e que as pessoas entendem a sua luta. / Fonte: naiz.info