quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Bruno Carvalho: «Vêm aí os russos»

Mas que a imprensa dê importância à mera aproximação de aeronaves russas quando nos Açores temos aviões norte-americanos estacionados de forma permanente parece-me anedótico. Mais anedótico se pensarmos que por aqui passaram voos secretos com prisioneiros destinados às câmaras da tortura da CIA. O que me parece útil discutir é a dissolução da NATO e o fim da ingerência dos Estados Unidos e da União Europeia na Ucrânia, Síria, Líbia e Iraque. O que me parece útil discutir é a ruptura de Portugal com instituições como o FMI. O que me parece útil discutir é a ruptura com a troika nacional que há quatro décadas ataca os direitos conquistados através da luta e desmantela as funções sociais do Estado. O que me parece útil discutir é a reconquista da soberania sobre o futuro colectivo do nosso povo. (Manifesto 74)

«La construcción mediática de los "yihadistas"», de Said BOUAMAMA (rebelion.org)
La esencialización, la coacción y la negación conducen finalmente a evitar todo debate sobre los objetivos reales de las guerras. Todo lo que está en juego a nivel geoestratégico y energético (gas y petróleo) desaparece por completo del debate, para dejar únicamente cabida a la urgencia de un consenso «anti-barbarie».