sábado, 18 de outubro de 2014

Habitantes de Erronkari denunciam repressão por repudiarem o fascismo

Em Maio, o grupo de extrema-direita Hispania Verde, ligado aos fascistas do MSR, realizou uma concentração em Erronkari (foi até lá de autocarro...). Para responder à provocação, cerca de 200 habitantes da localidade navarra referida e de outras localidades vizinhas realizaram uma concentração de repúdio. Agora, apareceram multas e processos judiciais... contra os antifascistas.

Hoje, realizou-se uma concentração, com a participação de vários eleitos, para apoiar as 11 pessoas envolvidas em processos judiciais por terem participado no protesto antifascista. Na ocasião, afirmou-se que o objectivo da sua acção consistiu em responder de forma «pacífica, imaginativa e barulhenta» à provocação que representava a vinda, de fora de Nafarroa, do «grupo de extrema-direita» Hispania Verde.

Afirmaram que, no final da concentração, apareceram «20 fascistas», com uma «atitude arrogante e ofensiva», e que a Guarda Civil interveio com o aumento da tensão. Para os presentes na concentração de hoje, a acção da Guarda Civil e da Delegação do Governo foi «exagerada, incompreensível, indiscriminada e arbitrária».

Para além das intimações enviadas a 11 pessoas para deporem como acusadas, a repressão fez-se sentir também na forma de multas: 25, entre os 500 e 1500 euros, referiram.

Protesto antifascista em Erronkari (Sare Antifaxista) Ver: Berria

Ver também: «Desproporcionadas multas y acusaciones por la concentración ultra en Erronkari» (ahotsa.info via lahaine.org)