sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Protesto em Bilbo contra a criminalização da pobreza e das mobilizações que a denunciam

Colectivos sociais da Bizkaia concentraram-se ontem de manhã, 9, frente ao tribunal de Barroeta, em Bilbo, onde decorria o julgamento de pessoas que ocuparam uma agência do Lanbide/Serviço Basco de Emprego em Maio de 2012. A acusação pediu uma multa de mil euros para os organizadores da ocupação simbólica.
Numa nota de imprensa, os colectivos biscainhos Argilan, Asamblea Abierta en Defensa de las Prestaciones Sociales, Brujas y Diversas, Berri-Otxoak, Danok Lan, Elkartzen, Mujeres del Mundo, Posada de los Abrazos e SOS Racismo afirmam que o protesto visou denunciar a perseguição e a repressão sobre as mobilizações que criticam a política de cortes nas prestações sociais. Para estes colectivos, o Governo de Gasteiz aposta na via repressiva sobre as mobilizações em vez de procurar solucionar os problemas que as motivam: desemprego, precariedade, pobreza.

Acusam ainda o Executivo de Lakua de prosseguir uma política de restrição de acesso às prestações sociais e de aplicação de cortes nesta área. Quando as pessoas desempregadas, com empregos precários e com pensões mínimas recorrem ao Lanbide, enfrentam cada vez maiores restrições e limitações, vendo como os seus direitos não são respeitados; no caso dos beneficiários, são constantes as campanhas de criminalização, denunciam. / Ver nota de imprensa: Herrikolore / Ver também: boltxe.info