segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Sindicatos do Osakidetza firmes na luta

Os sindicatos que representam os trabalhadores do serviço público de saúde da Comunidade Autónoma Basca decidiram, hoje, agendar cinco jornadas de greve para Novembro e Dezembro. Protestam contra a política de cortes e de desinvestimento no sector e denunciam a atitude manifestada pela administração na mesa negocial.

A primeira jornada de luta foi convocada para 6 de Novembro, com paralisações de quatro horas por turno nos três territórios da CAB. Seguir-se-ão greves de 24 horas em cada um dos herrialdes: nos dias 13 (Araba), 20 (Gipuzkoa) e 27 (Bizkaia). A última greve hoje convocada, também de 24 horas, terá lugar no dia 4 de Dezembro e abrange todos os territórios da CAB.

Elena de la Maza, do Satse, referiu hoje, em Bilbo, que os sindicatos não têm outra alternativa senão partir para a luta, confrontados que são com a falta de negociação séria da parte da administração do Osakidetza. Para os sindicatos, é necessário combater a precariedade e a degradação das condições de trabalho no sector e apostar na criação de emprego público de qualidade. Em seu entender, a proposta avançada pelo Conselheiro da Saúde, Jon Darpón, no sentido de contratar mais 300 funcionários é francamente insuficiente face às carências dos serviços e tendo em conta a política de destruição de emprego levada a cabo nos últimos anos.

Recorde-se que a situação de conflito neste sector já não é nova, com os trabalhadores a acusarem a administração de falta de seriedade na mesa de negociação. Depois de uma grande manifestação em Junho – na qual prometeram um «Outono quente» caso o Osakidetza mantivesse a mesma política –, no passado dia 4 os trabalhadores, em conjunto com associações de utentes, de pensionistas e de moradores, realizaram marchas em Donostia, Gasteiz e Bilbo em defesa de «um serviço público de saúde de qualidade». / Ver: Berria