domingo, 12 de outubro de 2014

Milhares manifestam-se contra a LOMCE nas capitais bascas

Milhares de pessoas vieram ontem, 11, para as ruas das quatro capitais bascas expressar o seu repúdio pela LOMCE (Ley Orgánica para la Mejora de la Calidad Educativa) e reivindicar a construção de um sistema educativo próprio: aberto, participativo e euskaldun. Nas mobilizações, convocadas por sindicatos e plataformas ligadas à área da Educação - Ikasle Abertzaleak, Sortzen, Udako Euskal Unibertsitatea, Hezkuntza Plataformen topagunea, ELA, STEE-EILAS e LAB -, os manifestantes vincaram a sua oposição à LOMCE, que, denunciaram, já está a ser aplicada em Euskal Herria. «Não aceitamos uma Lei Wert negociada ou imposta nas nossas salas de aula e vamos continuar a lutar pela construção de um sistema educativo próprio», afirmaram.

Em Iruñea, Antxon Barberia, do sindicato estudantil Ikasle Abertzaleak, revelou que foi desenvolvido um documento com diversas ferramentas que podem ser implementadas em cada escola com o intuito de impedir a aplicação da LOMCE. Este trabalho, desenvolvido por vários sindicatos e associações, é fundamental para lutar contra a ofensiva ideológica de direita e espanhola já em curso.
Disso são exemplo os acordos alcançados pela conselheira da Educação na CAB ou o rumo tomado em Nafarroa pelo conselheiro Iribas, que mandou retirar 22 livros que reflectiam a realidade nacional de Euskal Herria do Ensino, disse Antxon. / Ver: ahotsa.info / Fotos: EHan gure hezkuntza eraiki! (ekinklik)