segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Apresentado em Gernika estudo que demonstra veracidade dos testemunhos de tortura em EH

O estudo, realizado ao longo de quatro anos de investigação, com a participação de mais de 30 profissionais da saúde e oito organizações civis, é o primeiro no Estado espanhol a aplicar o Protocolo de Istambul. Nele, procedeu-se à análise dos testemunhos de 45 pessoas torturadas em Euskal Herria, a maior parte das quais presentes no acto de ontem em Gernika.

«Todos os testemunhos são coerentes e mais de metade manifesta o grau máximo de credibilidade». Esta é uma das principais conclusões do estudo «Incomunicación y tortura», realizado ao longo de quatro anos sem qualquer tipo de financiamento, e que é a primeira investigação no Estado espanhol a aplicar o Manual para a Investigação e Documentação Eficazes da Tortura e Outras Penas ou Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes, mais conhecido como Protocolo de Istambul. Trata-se de um guia para avaliar a coerência dos testemunhos de pessoas torturadas adoptado em 2000 pelo Gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, mas ainda com muito pouca aplicação na maioria dos países europeus.

Reportagem [Ahotsa] Ler conclusões do estudo: ahotsa.info / Ver também: «Vozes: detenção e tortura no País Basco»

JOXE GARCIA MIJANGOS LIBERTADO
O preso político basco Joxe Garcia Mijangos, do bairro bilbaíno de Santutxu, foi hoje libertado. Saiu esta manhã da cadeia de Ocaña (Toledo), onde familiares e amigos o aguardavam e o saudaram calorosamente, revelou a Etxerat.
Em 2007, Joxe foi condenado pela AN espanhola, no âmbito do processo 18/98, a uma pena de 11 anos de cadeia. Em Maio de 2009, a pena foi reduzida pelo Supremo Tribunal espanhol para sete anos. / Ver: Berria e uriola.info [Ongi etorri, Joxe!]