segunda-feira, 13 de abril de 2015

A Txantrea mobilizou-se contra os despejos e pelo direito à habitação

A jornada de ontem em defesa do direito à habitação, marcada pelo ambiente de festa e de reivindicação, foi organizada por diversos colectivos do bairro depois de se saber que alguns moradores correm o risco de despejo. A festa começou na Uharte kalea, onde vive uma jovem que enfrenta um processo de despejo por parte do Governo navarro.

De manhã, na Rua Uharte, onde havia um espaço infantil, prevaleceram a festa, a música, o convívio e a solidariedade com a jovem em risco de ser despejada. Não faltou o vermute e o almoço popular, na rua. À tarde, centenas de pessoas participaram numa manifestação pelas ruas do bairro pamplonês em defesa do «direito à habitação».

De volta à Uharte kalea, os organizadores agradeceram o apoio de todos e solicitaram o envolvimento da população face às ameaças de despejo. Em comunicado, os colectivos afirmaram que o que está em causa se define como «a injustiça do poderoso contra o mais fraco» e que os casos de despejo «são um claro exemplo da cruel realidade sofrida pelas pessoas que o patronato e os bancos condenam à miséria». Sublinharam também que as várias administrações «têm inúmeras casas vazias»; só a Câmara Municipal de Iruñea «tem quase 200».

Contra os despejos, pelo direito à habitação, na TxantreaVer: ahotsa.info e eitb.eus