quarta-feira, 15 de abril de 2015

Na luta pelos direitos, trabalhadores do Osakidetza concentraram-se nos locais de trabalho

Para exigir melhores condições de trabalho, a devolução dos direitos «roubados» e a criação de emprego de qualidade no serviço de saúde público basco, os trabalhadores do Osakidetza levaram a cabo paralisações ao final da manhã e concentraram-se frente aos hospitais e centros de saúde.

Dando seguimento a uma intensa luta no sector, que teve início em Junho do ano passado e se prolongou num «Outono quente», esta acção é a primeira de várias convocadas para este mês por todos os sindicatos com representação no Osakidetza - SATSE, ELA, LAB, SME-FFHE, ESK, CCOO e UGT. No sábado, há uma manifestação em Bilbo; para os dias 23 e 24, foram convocadas greves.

Os sindicatos afirmam-se dispostos a negociar, mas não se mostram menos firmes perante aquilo que consideram o «posicionamento inflexível» da Administração. Sublinham que irão continuar a lutar até que as suas reivindicações sejam negociadas e os direitos «roubados» aos trabalhadores nos últimos anos lhes sejam devolvidos.

Entre outras coisas, reivindicam a recuperação de milhares de postos de trabalho destruídos no Osakidetza nos últimos anos, a redução das cargas horárias e a possibilidade de atenderem os utentes com segurança e qualidade. / Ver: Berria e BarakaldoDigital