quarta-feira, 15 de abril de 2015

Começa a organizar-se a resposta social a um novo julgamento político

O Iruñerriko Herri Harresia [muro popular da Comarca de Pamplona] convocou uma assembleia para amanhã, às 18h00, na Zabaldi, com o propósito de organizar uma resposta ao julgamento de dez jovens da região que podem apanhar dez anos de cadeia pela sua militância política. Acusados de pertencer à Segi (organização juvenil ilegalizada), foram detidos entre Setembro e Novembro de 2008, e, apesar de terem denunciado as torturas que padeceram, foram encarcerados.

Com excepção de três, que continuaram presos por terem sido condenados no âmbito de outros processos, foram todos libertados poucos meses depois, tendo para tal de pagar grandes fianças. Passados sete anos, Mikel Marin, Iker Aristu, Diego Octavio, Iker Araguas e Ibai Azkona (de Iturrama, Iruñea), Oihan Ataun, Mikel Beunza e Iñaki Marin (de Arrosadia, Iruñea), Gorka Sueskun (de Donibane, Iruñea) e Mikel Framarike (de Barañain) serão julgados na AN espanhola - nos dias 4, 5, 6, 7, 11 e 12 de Maio.

O Iruñerriko Herri Harresia afirma ainda que a sentença do julgamento «dos 28» deve ser conhecida em breve e pede à população que esteja atenta às mobilizações; e recorda que os jovens acusados de meter uma ikurriña na Praça do Município nos Sanfermines de 2010 podem ir parar à prisão, aguardando pela decisão do Supremo Tribunal de Nafarroa. / Ver: ahotsa.info