segunda-feira, 20 de abril de 2015

Mobilizações em Bilbo e Donostia solidárias com a Revolução Bolivariana

A Agência Venezuelana de Notícias informa que ontem, Dia dos «Povos do Mundo Unidos com a Venezuela», houve mobilizações no Equador, na Bolívia, no México, nas Honduras, na Nicarágua, em Espanha, no Panamá, no Peru, na Suíça, na China, na França, na Bélgica, em Portugal, na Rússia e no Cazaquistão. No País Basco, houve concentrações nas capitais biscainha e guipuscoana; a Cubainformación TV esteve na que se levou a efeito em Bilbo.

A mobilização teve como lema «¡No a la injerencia española en Venezuela! Los pueblos del mundo unidos con Venezuela», e pretendeu repudiar a «ingerência neocolonial dos partidos PP, PSOE, CiU, PNV e UpyD, que, na semana passada, no Congresso dos Deputados de Madrid, uniram os seus votos para exigir ao Governo venezuelano a libertação dos golpistas Leopoldo López e Antonio Ledezma, incriminados por liderarem o processo de desestabilização designado "La salida"».

Com a Venezuela: mobilização em BilboDesde 2014, funciona em Euskal Herria uma Plataforma Solidária com a Venezuela, composta por partidos, sindicatos e colectivos: Arbol Euskal Herria, Alternatiba, Aralar, Askapena, Bachue (Colectivo de Refugiados/as Colombianos/as), Círculo Bolivariano «La Puebla», ESK, Ernai, Euskadi-Cuba, Eusko Alkartasuna, Ezker Anitza, Gazte Komunistak, Gazte Komunisten Batasuna (GKB), Ikasle Abertzaleak, Ikasle Ekintza, Komite Internazionalistak, LAB, Marcha Patriótica (Colômbia), PCE-EPK, Plataforma No más bases, Resumen Latinoamericano, Sare Antifaxista e Sortu. / Mais informação: cubainformacion.tv