domingo, 19 de abril de 2015

Gasteiz, cheia de cor, diz «não» ao racismo

Unidas contra o racismo e na defesa da convivência, milhares de pessoas participaram ontem nas actividades programadas pela plataforma Gora Gasteiz, deixando claro o seu repúdio pelas propostas do autarca da capital alavesa, que pretende endurecer os critérios de acesso às ajudas sociais.

Ao início da tarde, vários milhares de pessoas participaram numa kalejira que percorreu as ruas do centro da cidade. O cortejo partiu por volta das 13h00 da Praça dos Foros e terminou uma hora e meia depois numa Praça da Virgem Branca a rebentar pelas costuras. Ali, os organizadores afirmaram que as declarações racistas do presidente da Câmara, Javier Maroto, «dividiram» a sociedade gasteiztarra. «Cada vez que, a troco de meia dúzia de votos, desprezarem as pessoas, cortarem direitos sociais ou criarem falsos debates para esconder a corrupção... nós aqui estaremos!», disseram.

A iniciativa Gora Gasteiz surgiu na sequência das declarações racistas do autarca Maroto (PP), que carregou contra a população de origem magrebina, acusando-a de «viver das ajudas sociais». Para fazer frente ao cinzentismo do PP e defender uma Gasteiz colorida, centenas de pessoas trabalharam nesta iniciativa ao longo dos últimos meses. Ontem, a jornada de festa foi possível graças ao trabalho de mais de mil pessoas. / Ver: lahaine.org / Mais info: goragasteiz.com