sábado, 18 de abril de 2015

Cem organizações promovem campanha em defesa do rendimento mínimo

Mais de cem organizações dos territórios de Araba, Bizkaia e Gipuzkoa (Comunidade Autónoma Basca) apresentaram, dia 15, em Bilbo, uma campanha em defesa do Rendimento Social de Inserção, num momento em que «vêem com preocupação o aumento da pobreza e da exclusão» e um clima em que se questiona esta medida.

Em conferência de imprensa, alguns promotores da iniciativa afirmaram que, entre 2008 e 2014, a população em risco de pobreza e exclusão social nos três herrialdes passou de 385 087 (17,9%) para 489 477 (22,7%).

Recordaram que, entre as várias respostas dadas às situações de pobreza e exclusão na CAB, esteve, nos anos 80, a criação do rendimento mínimo - então designado Plano Integral de Luta contra a Pobreza. Actualmente, o RSI permite que 65 mil famílias, 118 mil pessoas «vivam com um mínimo de dignidade, e isto permite que os índices de pobreza e exclusão na CAB sejam inferiores à média estatal e europeia».

Face aos ataques de que esta medida de apoio tem sido alvo, as organizações decidiram promover uma campanha em sua defesa e subscrever o manifesto «+ derechos / eskubideak +», no qual destacam que a protecção social dos mais vulneráveis é um direito como o são a educação ou a saúde e não uma esmola. / Mais informação e manifesto (eus/cas): berri-otxoak