domingo, 26 de abril de 2015

Depois do ataque, a Askapena ganhou uma «brigada de apoio»

Depois do ataque à organização internacionalista basca - em Fevereiro, o Ministério Público solicitou a sua ilegalização e pediu penas de seis anos de prisão para cinco dos seus militantes -, a Askapena lançou uma campanha a pedir solidariedade. Ontem, num acto realizado em Zarautz (Gipuzkoa), apresentou o resultado dessa campanha.

E apoio foi coisa que não faltou. Foram muitas as organizações bascas a manifestá-lo, assim como, a nível internacional, organizações e indivíduos de muitos países latino-americanos, como a Argentina, o Uruguai, o Brasil, o México, o Chile, a Venezuela, entre outros. Também chegou de África e, no que à Europa diz respeito, de diversas partes do Estado espanhol, do Estado francês, da Irlanda, da Itália, de Portugal (onde duas associações e 40 pessoas apoiaram o manifesto internacionalista).

Uma representante da Askapena tomou a palavra para agradecer todo o apoio recebido, sublinhando que «o que na realidade se está a defender é este povo e a necessidade do internacionalismo». A Gabi Basañez, Aritz Ganboa, Walter Wendelin, Unai Vázquez e David Soto, que correm o risco de ir parar à prisão, disse-lhes que «estavam orgulhosos deles» e que eles «não estão sozinhos». [Maite zaituztegu.] / Ver: boltxe.info e Berria / Mais info e fotos: askapena.org