sábado, 25 de junho de 2016

Depois de intensa luta, trabalhadores despedidos na Metrópoli 2000 são reintegrados

Foram vários meses de luta em que o sindicato CNT deixou claro que não admitia outro cenário que não fosse a anulação dos despedimentos e a reintegração dos dois trabalhadores. O caso deu-se na empresa Metrópoli 2000, encarregada do serviço de limpeza do ginásio Quorum Fitness, em Portugalete (Bizkaia). Para o sindicato é claro que os seus filiados «foram despedidos por exercerem os seus direitos», incluindo os sindicais.

Mal teve conhecimento dos despedimentos, o sindicato levou a cabo diversas mobilizações para denunciar o que considerava ser um «caso grave de perseguição sindical». E insistiu que não iria ceder até conseguir que ambos - Carmen e Amador - fossem reintegrados. Ao cabo de vários meses, a luta deu frutos, sublinha o CNT, considerando que os seus filiados são exemplos de «resistência e dignidade».

O sindicato valoriza a importância «da organização e da luta para se poder dar a volta a situações radicalmente injustas», e reafirma que «todos os que são explorados, que recebem salários de miséria ou que, querendo reivindicar os seus direitos, são alvo de perseguição» poderão contar com a sua acção.

O CNT agradece ainda a «solidariedade de centenas de habitantes de Portugalete que deram o seu nome contra os despedimentos de Carmen e Amador». / Ver: lahaine.org