domingo, 5 de junho de 2016

Milhares de pessoas manifestaram-se em Iruñea em defesa do euskara

Na tarde de ontem, 4, muitos milhares de pessoas vieram para as ruas da capital navarra exigir uma política linguística mais eficaz. Na manifestação convocada pelo Kontseilua - Conselho de Organismos Sociais do Euskara -, os manifestantes deixaram claro que, se o Governo navarro «avançar», contará com a sua ajuda.

Fartos dos ataques à língua basca nos muitos anos de governação da UPN e dos que ocorreram mais recentemente, perpetrados por tribunais e outras instituições, os manifestantes convidaram o Governo de Uxue Barkos e as chamadas «forças da mudança» a garantir uma «verdadeira mudança», abrindo caminho ao euskara.

«Bide eman euskarari» era precisamente o lema da mobilização convocada pelo Kontseilua e que percorreu as ruas de Iruñea entre os Cinemas Golem o Passeio Sarasate. Vindos de todo o território navarro - Sakana, Ultzamaldea, Pirinioak, Estellerria, Bortziriak, Baztan, Tafalla, etc. -, os milhares de manifestantes exigiram maior envolvimento do Governo na defesa da língua basca e reivindicaram o direito a viver, educar, estudar em euskara em toda Nafarroa.

Para tal, apelaram aos ditos partidos da «mudança», sindicatos e instituições que comecem a dar passos activos e eficazes em defesa da língua. Sublinharam que, nessa tarefa, poderão contar com o seu apoio.

Bidea eman eta eskua luzatu [Ahotsa]Ver: Berria e ahotsa.info / Fotos: Bide eman euskarari (ekinklik / Berria)