segunda-feira, 27 de junho de 2016

Apelo à mobilização contra a Lei da Mordaça no dia 1 de Julho

As mobilizações são organizações por múltiplas organizações sociais e políticas e terão lugar nas quatro capitais do País Basco Sul.

No dia 1 de Julho, faz um ano que entrou em vigor a Lei da Segurança dos Cidadãos —mais conhecida como Lei da Mordaça — e a reforma do Código Penal. Aproveitando essa data, hoje foi feito um apelo à mobilização em Bilbo. «Fazemos um apelo às pessoas para que percam o medo e desobedeçam a estas leis injustas: a rua é das pessoas; é tempo de aprofundar as vias de organização e apoio mútuo entre os habitantes», disseram os membros da Plataforma contra a Criminalização Social na capital biscainha. O mesmo apelo foi feito por outros colectivos em Iruñea, e amanhã será feito pelo movimento Eleak em Gasteiz.

«Estão a roubar-nos direitos sociais e, ainda por cima, a tirar-nos o direito de lutar pela defesa desses direitos», denunciaram. Com o lema «Não às leis mordaça. Desobedece às leis injustas», as mobilizações terão lugar em Bilbon (Plaza Eliptikoan, 10h15); Donostia (Bulebarrean, das 17h00 às 21h00); Gasteiz (Andre Mari Zuriaren plazan, 19h00); e Iruñean (frente à Delegação do Governo espanhol, 19h00). / Ver: Berria