quarta-feira, 15 de junho de 2016

Um tribunal britânico autoriza a extradição de Antton Troitiño

O juiz Howard Riddle, do Tribunal de Magistrados de Westminster, autorizou novamente a extradição de Antton Troitiño, reclamada pelo Estado espanhol. A defesa conta com sete dias para recorrer da decisão, no Tribunal Superior de Londres.

O magistrado considera que «não existem impedimentos» para que o donostiarra seja entregue às autoridades espanholas, que exigem a sua extradição acusando-o de «pertencer a organização terrorista e falsificação de documentos». Num processo anterior, o juiz já tinha rejeitado a acusação de «falsificação».

O Tribunal de Westminster iniciou em Fevereiro último o quarto processo de extradição contra Troitiño, que se apresentou voluntariamente no tribunal e ficou em liberdade condicional. Entre 2013 e 2015, os britânicos rejeitaram por três vezes os pedidos de extradição realizados pela AN espanhola.

Perseguição ad hoc constante
Troitiño saiu da cadeia em 2011, depois de cumprir 24 anos de pena; contudo, o regime espanhol aplicou-lhe a chamada «doutrina Parot», prolongando-lhe a pena até 2017. Quando o Tribunal de Estrasburgo decretou a nulidade da doutrina Parot, o tribunal especial espanhol acusou-o de «ter entrado novamente na ETA». / Ver: Berria e naiz