quarta-feira, 22 de junho de 2016

Urko Martinez será julgado em Setembro por protestos contra a troika

O jovem bilbaíno será julgado a 29 de Setembro, acusado de ter participado nos incidentes ocorridos a 3 de Março de 2014, no decorrer da cimeira Global Forum Spain. Numa conferência de imprensa que hoje teve lugar em Bilbo, a plataforma Libre e o movimento Eleak expressaram-lhe a sua solidariedade e fizeram um apelo à «defesa dos direitos» de Urko e dos demais imputados.

Participaram na cimeira referida representantes do Estado espanhol e do capital europeu. Antes de os trabalhos se iniciarem, durante a cimeira e após a sua conclusão, os protestos não pararam em Bilbo, «para denunciar a situação económica e recordar à troika que não era bem-vinda».

Registaram-se fortes incidentes, sobretudo na Kale Nagusia e na Alde Zaharra, e a Polícia autónoma espanhola efectuou 13 detenções. Um dos detidos foi Urko Martinez, jovem do bairro de Otxarkoaga, que será julgado a 29 de Setembro.

Iker Egiraun, absolvido
O também bilbaíno Iker Egiraun, do bairro de Deustu, foi julgado em Março último também por alegada participação nos incidentes na capital biscainha. O Ministério Público pedia dois anos e meio de cadeia e 120 mil euros de multa, mas o tribunal absolveu-o por falta de provas.

A plataforma Egi Libre disse que se tratava de uma «montagem» e enquadrou o seu caso numa estratégia de «criminalização da luta social» e de «desactivação da juventude». / Ver: uriola.eus e aseh