No dia 30 de Dezembro de 2015, acorrentaram-se à Delegação do Governo espanhol em Iruñea, no âmbito de uma acção pelo regresso a casa dos presos e refugiados políticos bascos que também envolveu jovens da Ernai em Bilbo, Donostia e Gasteiz. Os de Iruñea foram todos identificados pela Polícia espanhola e, agora, multados com base na chamada Lei da Mordaça.
Ontem, os jovens concentraram-se em protesto frente à Delegação do Governo espanhol e denunciaram a referida lei, com base na qual foram multados em 22 000 euros.
No protesto estiveram representantes de associações e jornalistas também multados, e, juntos, criticaram a «polémica» lei, recordando que, em Nafarroa, só conta com o apoio do PP e da UPN.
Face a esta situação, os jovens afirmaram que não vão ficar parados e esclareceram que lançaram uma dinâmica para fazer frente às multas, que incluirá mobilizações e acções judiciais. Também abriram uma conta, na qual poderá depositar dinheiro quem quiser ajudar (ES67 3008 0014 2133 8075 1119).
Concentração frente à Delegação do Governo espanhol [Ahotsa]Acção realizada a 30/12/2015 em Iruñea, Bilbo, Gasteiz e Donostia [Topatu]Ver: ahotsa.info e topatu.eus
sábado, 4 de junho de 2016
Via «Lei da Mordaça», 22 mil euros de multa para 37 jovens navarros solidários com os presos
Etiquetas:
Notícias,
Presos Políticos,
Refugiados,
Repressão,
VIDEO